terça-feira, 28 de agosto de 2012

Falando em educação...

Associem "Facebook" e "aluna de 13 anos de uma escola pública".
Agora deletem todas as ideias que surgiram na tentativa de associar essas duas coisas e conheçam Isadora Faber
Com ela, não há brincadeira, há indignação. 

Isadora tem 13 anos de idade e é estudante do 8º ano (7ª série) da Escola Municipal Maria Tomázio Coelho localizada em Santa Catarina - Florianópolis. E como todo aluno de escola pública ela convive com os problemas "normais" imagináveis em uma escola pública, desde mal funcionamento da rede elétrica, carteiras quebradas e afins até falta de professores. Só que, Isadora quis fazer diferente. Ela não quis aceitar isso calada, e teve a ideia de criar uma página no Facebook chamada Diário de Classe para compartilhar da sua indignação com todos. Nessa página, a menina comenta os problemas que ela e seus colegas enfrentam e nos mostra a verdadeira situação de muitas escolas públicas do Brasil e de como elas merecem mais atenção e manutenção.  
Isadora já conseguiu vários fãs e recebe muitos elogios e "parabéns" há cada piscar de olhos na sua página. 

"Eu Isadora Faber que tenho 13 anos, estou fazendo essa página sozinha, para mostrar a verdade sobre as escolas públicas. Quero melhor não só pra mim, mas pra todos."
Diz a menina na descrição de sua página.
 
A estudante também comentou que foi pressionada pela escola para retirar alguns posts.
Vejam: 
"Me pressionaram de todas as formas para eu retirar os videos das aulas de matemática. Se arrependimento matasse já estava morta, mas se continuarem sem dar explicações vou publicar todos de novo e mais alguns, ou vai passar o ano todo sem aula de matemática decente??” 

Ela também disse que sofreu uma espécie de 'rejeição' por parte dos colegas e de alguns funcionários da escola, como alguns professores e merendeiras. E que a sua professora de Português organizou uma aula com o tema "Política e internet" e disse que os alunos não deviam comentar sobre a escola na internet.

Felizmente, essa atitude de Isadora rendeu reações. E boas reações. A escola já trocou algumas portas e fechaduras que estavam quebradas, arrumou algumas partes da rede elétrica, já tomou iniciativa de arrumar os ventiladores, e assim está indo...

E olha, e não é que ela tem um senso crítico muito do avançado? Ah se o Brasil tivesse mais Isadoras por aí... Talvez não estaria nessa situação de hoje. Não só eu, mas vocês aí também, conhecemos bastante pessoas muito mais velhas que essa menina que não tem nem metade da consciência que ela mostrou ter.
Mas olha, se a porcentagem de alunos assim aumentasse pelo menos um pouquinho, já daria uma boa melhora pra esse nosso Brasilzão! Por isso, vamos ter mais conhecimento, consciência e atitude, galereee! A vida não é só curtição, devemos pensar no nosso futuro também! 


Uma pequena entrevista com a Isadora.

Matérias: Aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário